Foto: 4 dicas para montar e usar o seu home office

Categorias: Arquitetura e Decoração, Negócios,

4 dicas para montar e usar o seu home office

Postado por • 16 março 2016

Com o avanço da tecnologia e dos sistemas de gestão, é cada vez mais comum funcionários trabalhando em regime home office. Mas assim como na rotina de um escritório, é preciso adaptar ou montar um espaço na casa exclusivo para o trabalho, com móveis e decoração adequada, para que as distrações não atrapalhem a produtividade e interfiram no seu desempenho.

Adotar essa forma de trabalho gera inúmeros benefícios para as empresas, como o aumento da produtividade do colaborador e a diminuição dos gastos com benefícios, como o vale-transporte e alimentação. Para o funcionário, as vantagens também são inúmeras, e a maior delas talvez seja o aumento da qualidade de vida. Além de ter mais flexibilidade, é possível ter um planejamento melhor do dia, como, por exemplo, aproveitar o tempo que perderia no deslocamento para o trabalho e praticar uma atividade física ou até mesmo passar mais tempo com os filhos.

1 – Prepare um ambiente de trabalho em casa
Apesar de ser tentadora a ideia de trabalhar no sofá, vendo o seu programa de televisão preferido, acredite: produtividade está diretamente ligada à capacidade de concentração. Dessa forma, cumprir o seu expediente em meio a inúmeras outras possibilidades de atividade, que sempre serão mais atrativas do que o próprio trabalho, vai fazer com que o seu rendimento caia.
Por isso, o ideal é que você tenha um ambiente, como um escritório, preparado especialmente para passar as horas do dia trabalhando.

2 – Móveis para home office
O seu escritório precisa de uma mesa que apoie computador, papéis e outros materiais com o qual você trabalha. Além dela, é imprescindível contar com uma cadeira confortável e ergonômica, já que você passará a maior parte do dia sentado e precisa tomar cuidados para que a sua coluna não sofra danos.
Uma boa ideia é ter um espaço para relaxar nas pausas necessárias durante o dia. A cada duas horas, por exemplo, reserve 15 minutos para sentar em uma poltrona, tomar um café e até mesmo ouvir música.

3 – Iluminação do home office
Outra questão importante é a iluminação adequada no seu ambiente de trabalho. Se possível, dê preferência à luz natural, mas não se esqueça da luz direta, essencial para que o ambiente se mantenha propício para o trabalho, mesmo em dias nublados ou ao cair da noite. As luminárias de mesa são boas opções e ainda complementam a decoração do seu escritório.

4 – Tenha uma rotina definida de trabalho
A principal dificuldade para quem trabalha home office é instituir uma rotina e segui-la todos os dias. Isso porque a facilidade de estar em casa pode, facilmente, ser confundida com horários livres. Por isso, para manter a sua produtividade, é essencial que você cumpra horários, mesmo que sejam os seus e não os definidos pela empresa para a qual trabalha. Organize o dia de acordo com a sua rotina de atividades, mas tenha os períodos de trabalho definidos para que você possa atender as demandas e entregá-las sempre no prazo estipulado.

E você, gostaria de trabalhar em home office ou tem outra dica para ajudar a manter a concentração e produtividade em casa? Conte pelos comentários!

Quer Receber nossas novidades?

ar