Foto: 5 dicas para garantir melhor qualidade de vida na terceira idade

Categorias: Sem categoria,

5 dicas para garantir melhor qualidade de vida na terceira idade

Postado por • 16 janeiro 2017

É possível ter qualidade de vida na terceira idade e provar que essa fase nem sempre está ligada a doenças e limitações. Não é atoa que, apesar de estar relacionada à velhice, essa etapa da vida é considerada por muitos como a “melhor idade”.

Existem idosos que dão exemplo de vitalidade e boa convivência. Por isso, às vezes, é preciso apenas de mudar alguns hábitos e ter força de vontade para fazer da terceira idade uma fase tranquila e saudável.

E, para provar isso, separamos para você 5 dicas incríveis que vão ajudá-lo a ter mais qualidade de vida nesse período tão importante. Confira!

1. Pratique atividades físicas

Caminhada, esportes, alongamentos, etc. Seja qual for a atividade escolhida, a sua saúde agradece! A prática regular de exercícios previne doenças — como hipertensão, diabetes e osteoporose. Além disso, melhora o bom humor e a autoestima, que são tão importantes quando se busca uma vida de qualidade.

Mas, não deixe de procurar acompanhamento médico antes de iniciar alguma atividade física. É importante conhecer suas limitações e aderir a esportes e exercícios adequados à sua condição atual.

2. Cuide da alimentação

Seja qual for a idade, os cuidados relacionados com a alimentação merecem atenção redobrada. Além de prevenir doenças, uma dieta balanceada evita a obesidade, que é um fator de risco para os idosos.

Fuja dos alimentos muito calóricos, do sal e do açúcar. Prefira frutas e verduras e não deixe de incluir peixes na sua dieta. Esse prato de origem animal é fonte de ácidos graxos ômega 3, responsável por reduzir o risco de ter pressão alta e doença coronariana.

3. Não abra mão de morar bem

Morar bem afeta positivamente a sua saúde, por isso, não abra mão de escolher uma casa ou um apartamento que ofereça conforto e bem-estar. Se você mora em condomínio, prefira aqueles com opções de lazer, área verde e que estejam longe do estresse dos grandes centros urbanos.

Segurança também é um fator importante, afinal, ninguém pode viver bem se estiver constantemente com medo.

4. Fuja do estresse

Fuja do estresse, pois ele deixa as pessoas doentes. O esgotamento mental e físico enfraquece o sistema imunológico, abrindo portas paras diversas enfermidades. Além disso, aumenta o risco de desenvolver doenças do coração.

Crie hábitos saudáveis, como ter um hobby, ler nas horas vagas, fazer passeios com a família e não levar os problemas tão a sério. Faça técnicas de relaxamento, yoga e meditação — essas atitudes ajudam a encontrar paz interior e fortalecem a mente.

5. Participe de atividades sociais

Viver em sociedade proporciona bem-estar e melhora a qualidade de vida não só dos idosos, mas de qualquer ser humano. Isso acontece porque a socialização é um fator fundamental para a nossa espécie!

Por isso, participe de grupos de caminhada, faça excursões com os amigos e interaja com outras pessoas. E, não esqueça da sua família! Esteja com seus filhos e netos, programe viagens com eles e aproveite o tempo livre para reforçar esses laços.

Gostou das nossas dicas para ter qualidade de vida na terceira idade? Acha que deixamos alguma de fora? Então, conte-nos no espaço de comentários!

Quer Receber nossas novidades?

ar