Foto: 6 dicas para transformar o banheiro em um ambiente agradável

Categorias: Arquitetura e Decoração,

6 dicas para transformar o banheiro em um ambiente agradável

Postado por • 05 abril 2016

Alguns cômodos da casa são especialmente acolhedores e pensados para proporcionar o conforto e descanso depois de um longo dia de trabalho. Os banheiros muitas vezes são locais esquecidos, mas também precisam proporcionar bem-estar. Para isso, é necessário que eles sejam bem pensados, planejados e caprichados na decoração.

Pensando nisso, preparamos 6 dicas para que os banheiros se transformem em ambientes ainda mais agradáveis. Confira!

1 – Circulação de ar e iluminação
Independentemente do tamanho do banheiro, esses dois quesitos devem ganhar atenção no projeto do ambiente. Para que o espaço fique bem arejado e agradável, invista em janelas, pois dessa forma o banheiro ganha iluminação natural. O projeto luminotécnico também pode ter pontos de luz independentes, com focos específicos, como no lavabo ou chuveiro.

2 – Como planejar
A escolha dos materiais e das louças, como o vaso sanitário e a cuba, é feita de acordo com o gosto pessoal. Existem opções de formas, modelos e cores, que vão das mais tradicionais, ou seja, as brancas, até as mais despojadas, coloridas, combinando com os revestimentos escolhidos. Para banheiros pequenos, o ideal é optar por peças neutras, para não comprometer o espaço e deixar o ambiente pesado.

3 – Decoração de banheiros
Se você optar por móveis e louça branca, tem mais liberdade para usar cores na decoração do seu banheiro. Pode ser em uma parede de um tom diferente, ou em pastilhas usadas para dar um acabamento moderno, as cores são bem vindas e trazem vida aos banheiros.

Por serem ambientes menores, é possível escolher alguns elementos que, além de serem funcionais pela questão do espaço e da organização, ainda complementam a decoração. É o caso das prateleiras e nichos, que podem ser instalados nas paredes, servindo de móveis auxiliares. As caixas decorativas também são ótimas opções para deixar tudo organizado e de quebra, incrementar ainda mais a decoração.

4 – Amplitude no banheiro
Existem materiais capazes de dar ao ambiente a sensação de amplitude. Hoje em dia, o box deixou de ser apenas uma parte funcional do banheiro para se tornar também um elemento decorativo. Ele pode ser transparente ou opaco, com várias opções de acabamento. Se a ideia é deixar o ambiente leve, o ideal são os modelos tradicionais, translúcidos. Para os mais ousados, os revestimentos espelhados dão sofisticação e personalidade na decoração de banheiros.

5 – Plantas no banheiro
As plantas dão um toque de bem-estar em qualquer ambiente e não seria diferente em banheiros. Porém, para ter plantas naturais na decoração, desse espaço é preciso escolher aquelas que se adaptam às condições de umidade e pouca incidência de sol, como é o caso das violetas, rosas do deserto e as folhagens de mini espada de São Jorge e asplênio.

6 – Aromaterapia
O banheiro é um ambiente de relaxamento e todos os seus elementos devem ser escolhidos pensando nessas características, desde as cores até o cheiro. Os aromatizadores são excelentes opções para que o banheiro fique sempre fresco, além de darem um toque especial à bancada. As essências de capim cidreira e bambu são neutras e ótimas para esse tipo de espaço!

E você, tem mais alguma dica para transformar o banheiro em um ambiente agradável? Coloque suas ideias aqui nos comentários.

Quer Receber nossas novidades?

ar