Foto: 7 erros de decoração que fazem a casa parecer menor

Categorias: Administração do Lar,

7 erros de decoração que fazem a casa parecer menor

Postado por • 18 agosto 2017

É bem comum algumas pessoas cometerem determinados erros de decoração que fazem com que os ambientes pareçam ser menores. No entanto, tais equívocos podem ser evitados antes mesmo que você redecore sua casa ou comece qualquer modificação.

Tamanho dos móveis, cores e iluminação são alguns dos fatores que, se forem escolhidos de forma correta, podem fazer toda a diferença na hora de decorar sua residência.

Sendo assim, para evitar aborrecimentos com o resultado final, vamos listar alguns dos erros mais comuns —  em especial quando a metragem é mais enxuta. Acompanhe!

1. Móveis grandes

Compor a decoração de espaços pequenos com móveis grandes é um dos erros de decoração que as pessoas mais cometem. Muitas vezes, isso ocorre pelo fato de não querermos nos desfazer de um móvel confortável e de qualidade.

Solução: a dica é desapegar, desfazendo-se do que não mais lhe será útil. E lembre-se: no momento de ir às compras, opte sempre por comprar móveis proporcionais ao tamanho do cômodo da casa que deseja decorar. Nada como um ambiente com um bom espaço para circulação.

2. Paredes escuras

A ideia de paredes escuras deve ser sempre descartada, pois elas dão a impressão de que o ambiente é menor do que é na realidade. Por isso, na hora de escolher a cor da tinta ou a estampa do papel de parede, opte pelos tons mais claros — eles sim dão a sensação de amplitude.

Solução: uma boa sugestão para quem gosta de tons escuros é pintar apenas uma das paredes do ambiente com uma tinta mais escura ou mesmo aplicar papel de parede em um tom mais fechado.

3. Móveis em excesso

Decorar os ambientes da casa com muitos móveis é outro erro bem comum de se encontrar. Móveis em excesso dificultam a circulação, além de que um ambiente com mais espaço torna a atmosfera mais leve e clean.

Solução: mantenha no cômodo apenas o que for realmente útil e pense sempre na circulação, pois andar pelos espaços da casa cuidando o tempo todo para não esbarrar em nada é muito desagradável. Espaço é tudo!

4. Iluminação insatisfatória

É bem comum vermos em residências cômodos com apenas uma fonte de iluminação, que geralmente fica no centro do ambiente, fazendo com que o espaço pareça ser menor.

Solução: espalhar luminárias pelo cômodo é uma boa alternativa, tendo em vista que essa forma de iluminação incidirá sobre todo o ambiente, clareando-o e iluminando vários detalhes da decoração.

Uma outra boa dica é apostar em espelhos, que além de contribuírem para a decoração, refletem a luz pelos espaços e ainda dão a sensação de amplitude.

5. Tapetes desproporcionais

Um tapete pequeno pode comprometer a decoração de sua casa. No décor, a proporção entre seus elementos é fundamental. Ela é uma das responsáveis pela harmonia entre objetos e espaço. Um tapete curto em relação à delimitação do espaço da sala de estar pode torná-la menor do que é na realidade.

Solução: escolha um tapete grande, de preferência que delimite o espaço da sala. Isso ampliará visualmente o ambiente e vai deixá-lo bem mais harmonioso e aconchegante.

6. Cortinas curtas

As cortinas são elementos decorativos que compõem muito bem um ambiente. No entanto, devem ser bem escolhidas. Cortinas curtas tendem a diminuir o tamanho do ambiente e deixá-lo desproporcional.

Solução: opte por modelos que vão desde o teto até o chão, mas também cuide para que não sejam muito compridas. Isso dará mais amplitude e harmonia ao espaço.

7. Excesso de objetos decorativos

Uma decoração harmoniosa requer bom senso. Mesmo que se tenha muito espaço para colocar enfeites sobre os móveis, abusar deles pode sobrecarregar o ambiente e provocar poluição visual.

Solução: Para não cair em erros de decoração, utilize poucas peças decorativas em cada ambiente da casa. Os espaços podem parecer menores se você exagerar na quantidade desses elementos. A dica é colocar o mínimo que puder.

E então, gostou deste artigo sobre os erros de decoração que fazem os ambientes parecerem menores? Então aproveite para conhecer a tendência do cimento queimado, que agrega charme e estilo aos cômodos.

Compartilhe este texto em suas redes sociais e ajude seus amigos a evitarem os equívocos que tanto atrapalham uma decoração aconchegante e harmoniosa!

Quer Receber nossas novidades?

ar