Foto: Afinal, vale a pena investir em imóveis?

Categorias: Investimento,

Afinal, vale a pena investir em imóveis?

Postado por • 14 dezembro 2016

Praticamente todos os setores da economia sofreram mudanças com a crise econômica que assolou o Brasil nos últimos tempos — e com o mercado imobiliário, a coisa não foi muito diferente. Depois de um período de abrupta valorização, os preços estagnaram e muita gente passou a se perguntar se realmente ainda vale a pena investir em imóveis.

Porém, o fato é que, por mais que o segmento tenha sofrido algum abalo, ele se mantém firme como uma excelente alternativa de investimento.

Quer descobrir alguns motivos para investir em imóveis? Então, confira o conteúdo a seguir:

Potencial de valorização

O primeiro item que demonstra que realmente vale a pena investir em imóveis é o potencial de valorização que esse tipo de investimento pode trazer. Invariavelmente, as propriedades se valorizam com o passar do tempo e o dinheiro que você gasta em uma aquisição hoje certamente será recuperado com uma boa margem de lucro no futuro.

Ainda que você não deseje vender, é sempre bom saber que você tem algo de valor na hora do aperto. Especialmente unidades com plantas funcionais em áreas centrais ou casas mais espaçosas em bairros com boa infraestrutura sempre possuirão uma boa demanda. O grande segredo é pesquisar bem e buscar um imóvel de boa qualidade, com boa localização.

Possibilidade de renda extra

O déficit de habitações no Brasil é consideravelmente alto, pois, apesar de termos uma população grande, o número de imóveis disponíveis no mercado não é tão elevado. Com isso, a demanda se mantém constantemente alta e essa realidade faz com que seja sempre fácil ganhar uma renda extra com aluguel.

Para uma boa unidade, não faltarão propostas de locação e essa receita pode ser um belo complemento para sua aposentadoria, por exemplo. Os ganhos podem ser bem interessantes e costumam variar, nos centros urbanos, entre 0,5% e 0,8% do preço total do imóvel. Isso é mais do que a poupança e vale lembrar que a propriedade continua se valorizando.

Geração de patrimônio

Mesmo que você não quisesse considerar as outras grandes vantagens de investir em imóveis, com o potencial de valorização e a possibilidade de renda extra, não dá para negar que adquirir uma propriedade gera patrimônio. Isso é essencial para qualquer pessoa, pois traz segurança para o futuro e garantia de dias tranquilos para a família.

Quando você focar na aquisição de uma unidade, você evita desperdícios e gastos supérfluos para poder juntar dinheiro e fazer uma proposta dentro dos valores do mercado. Isso é altamente positivo e não é raro que uma unidade de boa qualidade seja aproveitada por duas, três ou até mesmo quatro gerações.

E então, descobriu se vale a pena investir em imóveis? Conte o que achou nos comentários aqui do blog!

Quer Receber nossas novidades?

ar