Foto: Análise de riscos é importante para investir em imóveis para locação

Categorias: Finanças, Investimento, Mercado Imobiliário, Negócios,

Análise de riscos é importante para investir em imóveis para locação

Postado por • 10 outubro 2017

Um bom investidor sabe que é impossível fugir dos riscos na hora de aplicar seu dinheiro. Todo projeto de investimento possui as suas vantagens e desvantagens e, por isso, é muito importante fazer a análise de riscos para fazer boas apostas. No setor imobiliário, há alguns detalhes que influenciam a identificar melhores opções.

Confira a seguir alguns detalhes que impactam na hora de fazer a sua análise de riscos!

1 – Investir com valores justos

Você sabe se está pagando o que o imóvel realmente vale? Se você desconfiar do valor que está sendo negociado, procure investigar melhor os valores da região e imóveis semelhantes.

A pesquisa de preços é muito importante não só para adequar o seu orçamento à compra, mas para garantir que o preço é justo. Se houver muitos detalhes para reformar, analise se o valor está de acordo com as condições do imóvel, já que haverá gastos extras na sequência.

2 – Concorrência e demanda

No mercado imobiliário, é normal ter uma oferta disputada e, por isso, vale a pena conhecer quem são os seus concorrentes na hora de conquistar um inquilino.

A qualidade e o valor do aluguel são itens que podem te destacar em relação aos demais. Por isso, é interessante fazer a aquisição pensando nas melhores opções do mercado.

Fique atento também para não supervalorizar o valor do aluguel e manter uma média de mercado nas proximidades, sem necessariamente seguir o caminho contrário e acabar por desvalorizar o imóvel.

Além disso, conhecer como é a demanda local também influencia no sucesso da locação. Se o seu público-alvo se adapta facilmente ao imóvel, você está no caminho certo.

3 – Mercado imobiliário

A demanda de mercado varia muito de acordo com as condições econômicas do país. Em situações de crise, só se dá bem quem tem os melhores imóveis e soube investir bem.

Por isso, você deve identificar as melhores oportunidades para evitar problemas com a instabilidade do cenário econômico. O crescimento local é um fator importante, porque os riscos de o mercado da região ser afetado ou sofrer recessão são menores, tanto para residências como para imóveis comerciais.

4 – Valorização do imóvel

Ao adquirir um imóvel, você espera que ele tenha uma boa valorização conforme o tempo passa, certo? Há fatores que influenciam nessa questão e ajudam a fazer uma escolha inteligente.

A questão de crescimento econômico da região é um dos influenciadores, aumentando por consequência a valorização dos imóveis locais. Um imóvel novo também possui mais chances de valorização do que um imóvel antigo, sem contar que as condições das estruturas devem ser levadas em conta.

5- Custos de manutenção

Se as condições das estruturas do imóvel influenciam na valorização, também devem ser questionadas em vias de análise de riscos. É um item que conversa também com a questão dos valores, já que as reformas podem acarretar em prejuízos.

Para lucrar, você deve estar atento a todos os custos que o imóvel necessitará, tais como taxas de IPTU, condomínio e as próprias reformas. Vale a pena tentar uma negociação no valor da compra caso você identifique que haverá muitos gastos com o imóvel.

Que tal conhecer as diferenças nos gastos com manutenção entre uma sala comercial e um apartamento residencial? Registre-se para receber nosso infográfico e entenda qual é o melhor investimento para você!

Quer Receber nossas novidades?

ar