Foto: Automação residencial e como ela pode valorizar seu imóvel

Categorias: Administração do Lar, Mercado Imobiliário,

Automação residencial e como ela pode valorizar seu imóvel

Postado por • 05 março 2018

Depois de um longo dia de trabalho, chegar em casa é um alívio. Ou, pelo menos, deveria ser: algumas vezes, o cansaço é tanto que falta energia e paciência até para girar a chave e acender as luzes. Mas, se você sabe o que é automação residencial, compreende que não precisa ter esse trabalho todo.

Ter um sistema automático para cuidar da casa enquanto você cuida da sua vida já não é mais coisa de ficção científica. A automação residencial está entre nós e é uma tendência no setor imobiliário.

Neste artigo, vamos falar das vantagens da automação residencial e como ela valoriza seu imóvel. Confira!

O que é automação residencial

A automação residencial é o conjunto de tecnologias que permite que vários elementos da residência sejam integrados, controlados remotamente e programados para funcionar automaticamente.

Esse sistema pode incluir luzes, persianas, portões, câmeras, home theater e até a irrigação do jardim, além de outros elementos.

Mais conforto com a automação residencial

A principal razão para aderir a um sistema de automação residencial é o conforto dos moradores, que poderão relaxar com mais tranquilidade enquanto a casa funciona no piloto automático.

É possível automatizar a abertura dos portões ao chegar em casa, a climatização ideal dos ambientes e até simplificar o sistema de TV, o que é ideal para quem já se cansou de procurar a saída de vídeo certa na hora de jogar videogames e não aguenta o malabarismo com cinco controles remotos diferentes.

Com a automação residencial, podemos ter persianas automatizadas que podem ter sua abertura e fechamento programado, o que é interessante para regular a entrada de luz solar durante o tempo que a casa fica vazia — no períodos de férias, quando toda a família viaja, as plantas da casa podem minguar em um ambiente escuro, por exemplo.

A automatização residencial é econômica

Quem nunca se esqueceu de apagar uma luz ou desligar o ar-condicionado da sala quando foi dormir? Esses pequenos desleixos podem pesar na conta de luz. Para isso, melhor do que ficar se policiando com regras dentro da sua própria casa é ter um sistema automático, que cuida disso para você.

Com a automação residencial, é possível fazer com que luzes, TVs e sistemas de som funcionem apenas quando são realmente utilizados ou, então, em horários predeterminados. Se uma sala fica vazia por muito tempo, é possível definir que as luzes serão apagadas e, o ar-condicionado, desligado.

Casas automatizadas são mais seguras

Uma outra vantagem clara da automação residencial é a segurança. Com o sistema, é possível realizar um controle de acesso à casa mais rigoroso, com identificação por digitais ou até íris.

Os sensores de presença da residência podem ser integrados ao sistema e, com isso, enviar alertas para os usuários quando forem ativados, permitindo que, mesmo que remotamente, eles consigam utilizar as câmeras para ver tudo que está acontecendo.

Além disso, em viagens, é possível criar rotinas de funcionamento de luzes, TVs e sistemas de som para simular uma presença na casa, o que pode inibir bandidos que agem nesse tipo de oportunidade. E, para os pais, é possível checar a atividade dos filhos à distância, para terem certeza de sua segurança enquanto os responsáveis estiverem fora.

Automação residencial é investimento no imóvel

Investir em automação residencial é também uma forma de valorizar o imóvel. Mesmo que o morador não tenha a intenção de se mudar no médio prazo, o investimento em um sistema desses, que melhora a segurança e o conforto da casa, agrega mais valor para o imóvel.

Apesar de muitas pessoas ainda não saberem o que é automação residencial, qualquer comprador potencial se impressiona com as vantagens do sistema, ainda mais quando ficam sabendo da economia que terão na conta de luz ao fim do mês.

A automação residencial é um alicerce na hora de proteger o imóvel, mas você sabe quais são os itens de segurança indispensáveis para o seu lar? Aproveite os nossos conteúdos para conferir mais essa informação!

Quer Receber nossas novidades?

ar