Foto: Avaliação de imóveis: o que levar em consideração antes de investir?

Categorias: Investimento, Mercado Imobiliário,

Avaliação de imóveis: o que levar em consideração antes de investir?

Postado por • 23 janeiro 2017

Muitas pessoas desejam investir em imóveis, mas esquecem certos detalhes antes de fazer a sua aquisição ou vender. Essas propriedades se caracterizam por serem bens de valor mais elevado, por isso, o mais importante é que sejam valorizadas para garantir lucros ao investidor. Logo, é importante conferir alguns critérios importantes para analisar e fazer uma boa avaliação de imóveis!

Quer saber quais fatores você precisa levar em consideração antes de investir no setor? Então, confira o nosso post de hoje!

Localização

Imóveis bem localizados custam mais graças às vantagens que oferecem. Por exemplo, eles podem estar em bairros nobres, onde a qualidade de vida é alta e a segurança é maior. Podem também ficar perto do comércio, ao lado de escolas, hospitais, igrejas, fábricas e áreas de lazer.

Quando se considera a localização, você deve levar em conta ainda o médio e o longo prazo. Ou seja, é preciso conferir se a região não oferece expectativas de desenvolvimento.

Infraestrutura

Outro ponto a ser considerado na sua avaliação de imóveis é a infraestrutura do local, da rua e/ou condomínio onde ele se situa. Ruas pavimentadas, com rede de esgoto, serviços de luz e água regulares certamente valorizam bastante a propriedade. Construções perto de linhas de transporte também costumam ser valorizadas.

Se o imóvel é um apartamento, vale a pena ficar de olho na infraestrutura do condomínio. Hoje em dia, é comum as pessoas procurarem apartamentos de luxo, situados em condomínios de ponta, com: spa, academia, cinema, áreas de lazer, áreas para crianças e animais, sistema de segurança desenvolvido, etc.

O imóvel em si também deve ter boa infraestrutura. É importante observar as condições do piso e da cobertura, os materiais usados na construção, a quantidade de portas, janelas e cômodos, a presença de garagem e de mecanismos de segurança, as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias.

Idade da construção

Imóveis em geral não têm uma data de vida útil específica, já que, por mais velhos que sejam, podem ser reformados. Apesar disso, pode chegar o momento em que não valha mais a pena reformar determinada propriedade e seja melhor construir outra.

É bom ficar ciente da idade da construção, pois, naturalmente, imóveis mais novos e recém-construídos possuem maior valor. Caso a edificação seja velha, mas esteja completamente reformada, recebendo inclusive equipamentos modernos, a sua valorização certamente está garantida.

De qualquer modo, considere sempre que imóveis mais novos sempre valem mais se comparados aos mais antigos, mesmo que a área de construção seja menor.

Fachada

Sabia que a fachada pode influir no valor do imóvel? Trata-se de uma questão estética: uma bela parte exterior já ajuda na valorização.

Claro que, se essa beleza estiver aliada a outros critérios, o potencial financeiro cresce muito. Não adianta ter uma bela fachada se, por dentro, o imóvel estiver muito deteriorado.

Um exterior bonito ajuda se estiver agregada a outros fatores — como imóvel novo, com boa infraestrutura, excelente localização, etc.

Outros fatores relevantes na avaliação de imóveis

Outro fator que influi na valorização do imóvel é a orientação solar. O sol da tarde costuma ser mais intenso e incomoda mais os moradores. Por isso, em uma região de clima quente, imóveis que ficam mais expostos à radiação solar costumam ser menos valorizados. Em uma região fria, por outro lado, aproveitar ao máximo os raios solares é uma vantagem.

Em relação aos apartamentos, é comum que as unidades voltadas para o norte custem mais caro, pois são usualmente mais ensolaradas. Da mesma forma, aqueles que estão situados em condomínios fechados e nos andares mais elevados podem custar mais, já que são agraciados como mais seguros — considerando-se o acesso dos criminosos à localidade — e mais privados — longe dos ruídos da rua. Além disso, também oferecem vista panorâmica mais abrangente!

Agora que você já sabe como fazer a avaliação de imóveis, conheça o Eko Park Varandas e aprove toda a sua tranquilidade e conforto para moradia!

Quer Receber nossas novidades?

ar