Foto: Bairro comercial ou residencial: qual é a melhor escolha?

Categorias: Empreendimento,

Bairro comercial ou residencial: qual é a melhor escolha?

Postado por • 03 fevereiro 2017

Escolher um lugar para morar pode ser uma tarefa bastante complexa para boa parte das pessoas. É preciso levar em conta que essa decisão pode afetar o dia a dia de uma família por anos ou até mesmo décadas, o que torna muito difícil decidir entre bairro comercial ou residencial.

Certamente, as duas alternativas contam com grandes vantagens, mas também podem oferecer alguns problemas dependendo do perfil dos futuros habitantes. Quer conhecer os prós e contras dessas opções? Então confira o conteúdo que preparamos a seguir!

Bairro comercial

Os bairros comerciais são aqueles cuja vocação prioritária é para empresas e comércios. Conta com uma presença marcante de lojas de rua, galerias, centros corporativos, empresas e shopping centers. Dependendo da cidade, você poderá perceber até fábricas e indústrias na região ou nas imediações.

Em linhas gerais, esses locais são bem movimentados, com muitas pessoas circulando e várias opções de transporte público.

Praticidade

Para muitas pessoas, a praticidade pode ser decisiva para escolher entre morar em um bairro comercial ou residencial. Nesse quesito, as regiões centrais e mais movimentadas ganham de longe, pois contam com uma estrutura preparada para atender ao grande número de pessoas que passam por ali.

Dessa maneira, ao escolher essa alternativa, além de possivelmente estar mais próximo do trabalho, você terá à sua disposição muitos estabelecimentos 24 horas e uma vida noturna mais ativa, com restaurantes sempre cheios e bares bastante agitados.

Funcionalidade

A funcionalidade pode ser outro aspecto importante para optar por um bairro comercial, especialmente quando pensamos nos imóveis que existem por ali. A predominância é de apartamentos com uma metragem mais discreta, mas que contam com plantas altamente práticas e bem-feitas.

Os projetos otimizam a ocupação de espaços, com itens modernos, como cozinhas americanas, lavabos e áreas comuns. Normalmente, é uma opção menos cara, tanto para a manutenção quanto para a compra e locação, sendo a propriedade perfeita para jovens casais ou profissionais em início de carreira.

Excessos

A grande desvantagem de morar em um bairro comercial é que ele é marcado pelos excessos. Como são bastante movimentados e contam com uma elevada circulação de dinheiro, você terá que se acostumar com poluição visual e sonora, além de uma quantidade excessiva de pessoas, carros e comerciantes. Para quem tem um perfil mais tranquilo e familiar, essa não é a opção mais indicada.

Bairro residencial

Uma grande diferença entre bairro comercial e residencial é que esse último é projetado e aprimorado especialmente para dar mais conforto e qualidade de vida para os moradores, com predominância de condomínios fechados, edifícios, vilas e casas de rua.

Segurança

Para muitas pessoas, a segurança é a maior vantagem de morar em um bairro residencial. Como a predominância ali é de moradores e não existe muita circulação de pessoas para o comércio, qualquer movimentação estranha já se torna bastante notável.

O comércio costuma ser mais discreto e voltado para atender aos próprios habitantes locais. Já as atividades industriais, por sua vez, costumam ser completamente coibidas. Com pouco dinheiro nas ruas e poucos estabelecimentos comerciais, a região fica menos atraente para meliantes.

Qualidade de vida

A qualidade de vida também é, via de regra, substancialmente maior nesse tipo de bairro. Os condomínios residenciais, por exemplo, costumam contemplar grande áreas comuns, com diversas facilidades para os moradores.

Do lado externo, também é possível contar com uma série facilidades: padarias, lojas de conveniência, academias, praças, parques, supermercados, farmácias, escolas e restaurantes. As ruas são mais calmas e o ambiente mais propício para um dia a dia melhor.

Você já se decidiu entre bairro comercial ou residencial? Conte para nós nos comentários!

Quer Receber nossas novidades?

ar