Foto: Como deixar o apartamento seguro para as crianças

Categorias: Administração do Lar,

Como deixar o apartamento seguro para as crianças

Postado por • 21 agosto 2017

Quando você tem filhos, procura sempre o melhor para eles, pensando sempre no bem-estar dos pequenos. Com isso, garantir a segurança dentro de casa é uma das prioridades do cotidiano. Mas você sabe como deixar o apartamento seguro para as crianças?

Existem várias estratégias para diminuir os riscos, que são influenciadas desde a escolha do imóvel para morar até pequenas atitudes domésticas. Apresentamos a seguir uma lista com as melhores dicas para garantir a segurança do seu apartamento!

1 – Proteção em tomadas

Os choques em tomadas são um dos principais riscos domésticos para as crianças. Para manter o apartamento seguro, jamais deixe a fiação exposta e procure utilizar protetores nas tomadas. São materiais próprios para quando a tomada estiver sem uso.

Quanto a fios de aparelhos elétricos e extensões, o ideal é que eles fiquem posicionados atrás dos móveis, longe do alcance das crianças, ou então fixados nas paredes por pinos especiais.

2- Travas nas portas

Para evitar que as crianças saiam do apartamento sem autorização, procure manter as portas sempre trancadas. As crianças menores são muito curiosas e podem sair sem ter noção do perigo. Elas podem se perder entre os andares, sem contar nos riscos com a vizinhança – você nunca sabe quem mora ao lado.

Uma dica é reforçar a segurança com travas especiais em uma altura longe do alcance dos seus filhos. E evite deixar a chave na porta. Assim você não é surpreendido por alguma travessura.

3 – Janelas e sacadas seguras

Quando se mora em apartamento, um dos itens de segurança principais para os pequenos são as redes de proteção nas janelas e sacadas. Evitar deixar o vidro aberto já ajuda, mas as redes são fundamentais para evitar acidentes no parapeito, principalmente nos andares mais altos.

4 – Acompanhamento na área de lazer

Nunca deixe as crianças sozinhas nos áreas comuns do prédio. É muito importante que tenha algum adulto vigiando as atividades delas para evitar acidentes ou, pelo menos, prestar socorro quando necessário.

Sabemos que nem sempre é possível evitar que os pequenos se machuquem, mas você deve estar atento para socorrê-los em casos de imprevistos. Tenha cuidado redobrado na região da piscina: crianças gostam de testar seus limites. Evite que elas se aproximem da piscina de adultos.

5 – Cuidados com o banheiro

O banheiro pode ser um cômodo bem perigoso para crianças pequenas, principalmente se houver uma banheira. Nunca deixe a banheira com água e evite deixar o piso molhado.

Evite também aparelhos elétricos ligados, já que representam risco elevado próximos da água. É interessante manter o banheiro fechado, acompanhando os filhos quando precisarem usá-lo.

6 – Pisos antiderrapantes

Já que falamos em piso, precisamos destacar ainda o material utilizado no chão. Seja na hora de escolher seu apartamento ou na reforma, analise se o material do piso é antiderrapante.

O ideal é que seja de fácil limpeza e que seja resistente contra quedas para evitar acidentes.

7 – Móveis seguros

Um apartamento seguro para as crianças requer móveis adequados. A dica é optar sempre por itens com bordas arredondadas, evitando quinas que possam machucar. Caso não seja possível, procure a melhor forma de evitar que as quinas fiquem expostas.

8 – Produtos antialérgicos

Na infância, o organismo ainda está desenvolvendo anticorpos contra elementos externos. Por isso, é comum que as crianças desenvolvam alergias  e doenças respiratórias.

Para evitar problemas de saúde, procure manter o apartamento sempre limpo e, ao mesmo tempo, utilize produtos antialérgicos para isso. Na hora da decoração, opte por materiais que acumulem pouca sujeira e evitem a proliferação de fungos e bactérias.

Agora você já sabe como deixar seu apartamento seguro para evitar acidentes com as crianças. Mas que tal saber como comprar o apartamento ideal na hora da mudança? Baixe já o nosso material especial “Dicas para escolher um imóvel para a família” gratuitamente!

Quer Receber nossas novidades?

ar