Foto: Como escolher pedras para balcões e pias

Categorias: Arquitetura e Decoração, Novidades,

Como escolher pedras para balcões e pias

Postado por • 21 dezembro 2015

Quem está construindo ou reformando encontra vários desafios no meio do caminho. Na hora de escolher uma pedra para balcões e pias, as dúvidas parecem não ter fim. Mancha? Absorve água? Quebra? Suporta calor? Em meio a tantas opções e restrições, a escolha deve ser feita de acordo com critérios estéticos, funcionais e econômicos — o que não é nada simples.

Pensando nisso, separamos as principais pedras utilizadas para balcões de pias de banheiro e cozinha.

Bancada de silestone, corian, technistone e nanoglass

Todas são feitas a partir de pedras naturais e aditivos sintéticos. Essas pedras apresentam aspecto bastante liso e homogêneo, emendas imperceptíveis, facilidade para manutenção e inúmeras possibilidades criativas. Além disso, o processo de produção causa menos impacto do que as pedras comuns, além de serem extremamente higiênicas. O único problema é que esses são os materiais mais caros.

corian

Corian
Essa pedra é a queridinha dos decoradores, já que é possível criar formas diversas e ainda contar com uma gama de cores para escolher. O investimento é maior devido a qualidade superior: é mais difícil de manchar, lascar ou riscar. Essa pedra também tem apelo ecológico, pois têm em sua composição materiais recicláveis. É indicada tanto para cozinha quanto para o banheiro.

 

nanoglass

Nanoglass
Alguns conhecem por seu outro nome: marmoglass. Essa pedra é extremamente brilhante e branca, mas não são indicadas para o banheiro, já que não suportem temperaturas altas. Se você não coloca panela quente em cima da bancada, pode arriscar na cozinha também. O nanoglass é uma pedra frágil e trinca com bastante facilidade. Além disso, é uma pedra difícil de ser instalada e por isso a mão de obra para instalação é mais cara que as outras.

 

technist

Technistone
O composto principal dessa pedra é de materiais naturais brutos, como quartzo e granito triturado. Outros componentes incluem resinas e pigmentos coloridos. O desenho moderno e a grande variedade de cores e estruturas chamam a atenção dos decoradores. Já a alta resistência e fácil manutenção agradam os consumidores.

 

silestone

Silestone
É uma pedra feita com quartzo que tem uma grande variedade de cores. Por ser bem resistente, é ótima para a bancada da cozinha e do banheiro. O problema: o investimento para instalar essa pedra é de cerca de pelo menos R$ 1.700,00 o metro quadrado.

 

granito

Granito, mármore e crema
As pedras naturais apresentam diferentes desenhos e veios, mais sutis ou mais carregados. Outras pedras naturais também podem ser utilizadas em bancadas, como ardósia, calcário e pedra-sabão, mas para isso precisam devem ser impermeáveis ou então receberem tratamento para proteção, já que são porosas.

Granito
O granito é a pedra mais popular utilizada nas bancadas das cozinhas e banheiros. A pedra geralmente tem desenhos mais granulados que o mármore, embora existam granitos tão escuros que parecem mais lisos. O granito é uma das pedras mais baratas, mas a escolha deve vir acompanhada de alguns cuidados. Cores claras demandam mais cuidado e limpeza, já que o granito absorve tudo. Em um ambiente como a cozinha, em que alimentos e líquidos são colocados em cima dessa bancada, se a limpeza não for diária a pedra acaba manchando. O granito é muito resistente a impactos e altas temperaturas

 

marmore

Mármore
Mesmo com baixa resistência à abrasão, desgastes e riscos, o mármore permite a recuperação por causa da homogeneidade da pedra. Essa é a sua grande vantagem! A pedra é mais nobre e mais cara que o granito. Para se ter uma ideia, o mármore composto é importado e custa cerca de R$ 1.200 reais o metro linear.

 

cremamarfil

Crema Marfil
Se você ouviu alguém falar que a pedra crema é muito boa para cozinhas, esqueça! A crema tem 95% da sua composição feita de mármore, ou seja, as chances de manchar e lascar são maiores que as do granito. Por causa disso, é uma pedra indicada para banheiros.

 

Nossas dicas sobre tipos de pedras para balcões e pias ajudaram?
Caso tenha alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários!

Quer Receber nossas novidades?

ar