Foto: Como identificar o melhor momento para fazer investimentos?

Categorias: Investimento,

Como identificar o melhor momento para fazer investimentos?

Postado por • 02 maio 2017

Decidir investir uma parcela dos seus ganhos é um hábito que está se tornando cada vez mais comum na vida dos brasileiros. Poupança, Tesouro Direto e o mercado imobiliário são algumas das principais opções e escolhas dos investidores.

Existem diversos fatores que podem impactar no rendimento de um investimento. Taxas econômicas, variação cambial, mercado de atuação e outros fatores são extremamente relevantes para quem deseja poupar seu dinheiro.

Planejamento, controle financeiro e acompanhamento dos rendimentos são algumas ações que os investidores precisam ter. Além disso, escolher o momento certo para optar por determinada alternativa pode ser crucial para o seu sucesso como investidor. Que tal aprender como identificar o melhor momento para fazer investimentos? Então, continue a leitura deste artigo!

Dívidas

O primeiro passo para quem deseja investir seu dinheiro e obter uma rentabilidade justa é quitar todas as suas dívidas. Vivemos num país onde o índice de juros é extremamente alto, tornando as dívidas uma verdadeira “bola de neve”. Ademais, os juros das dívidas podem ser maiores que a rentabilidade dos investimentos, fazendo com que você perca dinheiro.

Dessa maneira, é imprescindível que você realize esforços para sanar todos os débitos que tem. Assim, você poderá focar apenas nas opções de investimento e suas respectivas rentabilidades, sem ficar se preocupando em pagar essa ou aquela despesa, com a certeza de que seu dinheiro está se valorizando.

Reserva de Emergência

Após quitar todas as suas dívidas, é importante que você crie uma reserva de emergência. Essa prática consiste em guardar uma quantia de dinheiro para ser usada em caso de um imprevisto ou de uma necessidade extrema. Doença na família, desemprego, troca ou conserto de bens (carro, geladeira, fogão, televisão, por exemplo), entre outras coisas.

Todas essas situações geram despesas extras que, normalmente, não foram previstas no seu orçamento. É bastante usual abrir uma conta poupança para realizar a reserva de emergência, uma vez que essa modalidade de conta apresenta certa rentabilidade e não possui tarifas bancárias. Além disso, o valor guardado estará disponível sempre que necessário.

A reserva de emergência é fundamental para preservar seus investimentos pois, caso aconteça algum imprevisto, ela estará lá para evitar que você retire o dinheiro das aplicações escolhidas. Especialistas dizem que o ideal é guardar o equivalente a 6 meses ou 1 ano de salário, visando garantir a solução desses possíveis problemas.

Objetivo

Guardar dinheiro por guardar não é nada motivador. No meio do caminho, você se verá tentado a gastar esse dinheiro com outros luxos e benfeitorias para você mesmo. Então, o melhor a se fazer é definir objetivos para os investimentos. Afinal, para que você quer guardar dinheiro?

Garantir sua aposentadoria, fazer a viagem dos sonhos, fazer parte de um condomínio de luxo? É fundamental que você defina seus desejos e vontades antes de começar a investir. Assim, você saberá o real motivo pelo qual estará “abrindo mão” daquela quantia todo mês.

Planejamento

Outro fator primordial para identificar o melhor momento para fazer investimentos é o planejamento. Estude as várias opções disponíveis no mercado, suas rentabilidades e quais fatores podem afetá-las. Planeje-se para investir em determinadas opções, lembrando que a diversificação é uma das receitas do sucesso.

Garanta que os investimentos escolhidos apresentem a rentabilidade e a segurança ideal para o seu perfil financeiro, ficando mais próximo do sucesso!

E então, ajudamos você a identificar o melhor momento para fazer investimentos? Se você está preparado para investir, conheça as nossas opções no site. E não deixe de nos seguir nas redes sociais!

Esperamos por você no Facebook, no Youtube, no Pinterest e no Slideshare!

 

Quer Receber nossas novidades?

ar