Foto: Conheça as vantagens das lâmpadas LED

Categorias: Administração do Lar,

Conheça as vantagens das lâmpadas LED

Postado por • 08 dezembro 2015

Em tempos de crise, todos passam a reavaliar os padrões e hábitos de consumo. E certamente um deles é a iluminação residencial. Com a conta de energia elétrica chegando cada dia mais alta, os consumidores estão buscando formas de economizar. Uma possibilidade de reduzir o valor da conta é a troca de lâmpadas tradicionais por LED.

As lâmpadas incandescentes, por exemplo, são verdadeiras sugadoras de energia e transformam menos de 10% da energia que passam por elas em luz. O restante é perdido em forma de calor. Resta a dúvida, lâmpada fluorescente ou lâmpada LED? Abaixo, separamos as vantagens das lâmpadas LED para que você possa escolher a melhor opção para sua casa.

Menor e mais luminosa
O LED é um diodo emissor de luz (Light Emitting Diode). Além de seu tamanho ser bem reduzido em relação a outras lâmpadas, o diodo tem uma taxa de luminosidade muito melhor. Assim, fica mais fácil utilizá-la para iluminação decorativa, por exemplo, já que as lâmpadas são bem menores e em formatos variados. O LED também pode ser dimerizado, o que possibilita fixar focos de luz em diferentes áreas para valorizar móveis, vasos, quadros, estátuas, etc.

03

Redução consumo energia
Ao perceberem uma redução real nos custos de energia, empresas, governos e cidadãos começaram a mudar para as lâmpadas de LED. Enquanto no México e na Itália, por exemplo, o LED está sendo testado na iluminação pública desde 2010, no Brasil, a procura por esse modelo ainda é pequena. Mesmo assim, há um projeto na cidade de São Paulo que está substituindo as lâmpadas da cidade por LED, visando economia e segurança.

As lâmpadas de LED são muito mais eficientes porque produzem a mesma quantidade de luz (lúmem) com bem menos energia que as lâmpadas tradicionais. Além disso, a geração de calor durante esse processo é quase nula, ajudando bastante na economia de energia. Para ter uma ideia, enquanto uma lâmpada incandescente gasta em torno de 60W para produzir uma quantia X de lúmem, um conjunto de LED precisa de somente 20W.

Tempo de duração maior
Mesmo que o investimento inicial seja alto, os benefícios no uso das lâmpadas de LED se pagam ao longo do tempo. Uma lâmpada de LED pode chegar a mais de 50.000 horas de vida útil. Isso é muito? É sim!

Veja abaixo alguns exemplos do tempo de vida útil de outros tipos de lâmpadas:

  • Incandescente = 1.000 horas
  • Fluorescente Compacta = 6.000 horas
  • Fluorescente Tubular = 7.000 horas
  • Halógena = 3.000 horas

Isso significa que, em questão de durabilidade, uma lâmpada LED equivale a 50 lâmpadas incandescentes, ou 8 lâmpadas compactas fluorescentes, ou 16 lâmpadas halógenas. Em suma, com durabilidade de cerca de cinco anos, a LED ganha da fluorescente, que dura bem menos tempo.

Exposição e descarte
Outra vantagem da iluminação LED é que ela não emite radiação IV/UV, o que evita danos à pele, plantas e também objetos ou produtos expostos a ela. O LED também não tem em sua composição metais pesados como chumbo e mercúrio (caso da fluorescente) e não há necessidade de um descarte especial.

Já utiliza lâmpadas LED ou está pensando em trocar as fluorescentes? Compartilhe nos comentários!

 

Quer Receber nossas novidades?

ar