
Categorias: Administração do Lar,
Conheça as vantagens das lâmpadas LED
Em tempos de crise, todos passam a reavaliar os padrões e hábitos de consumo. E certamente um deles é a iluminação residencial. Com a conta de energia elétrica chegando cada dia mais alta, os consumidores estão buscando formas de economizar. Uma possibilidade de reduzir o valor da conta é a troca de lâmpadas tradicionais por LED.
As lâmpadas incandescentes, por exemplo, são verdadeiras sugadoras de energia e transformam menos de 10% da energia que passam por elas em luz. O restante é perdido em forma de calor. Resta a dúvida, lâmpada fluorescente ou lâmpada LED? Abaixo, separamos as vantagens das lâmpadas LED para que você possa escolher a melhor opção para sua casa.
Menor e mais luminosa
O LED é um diodo emissor de luz (Light Emitting Diode). Além de seu tamanho ser bem reduzido em relação a outras lâmpadas, o diodo tem uma taxa de luminosidade muito melhor. Assim, fica mais fácil utilizá-la para iluminação decorativa, por exemplo, já que as lâmpadas são bem menores e em formatos variados. O LED também pode ser dimerizado, o que possibilita fixar focos de luz em diferentes áreas para valorizar móveis, vasos, quadros, estátuas, etc.
Redução consumo energia
Ao perceberem uma redução real nos custos de energia, empresas, governos e cidadãos começaram a mudar para as lâmpadas de LED. Enquanto no México e na Itália, por exemplo, o LED está sendo testado na iluminação pública desde 2010, no Brasil, a procura por esse modelo ainda é pequena. Mesmo assim, há um projeto na cidade de São Paulo que está substituindo as lâmpadas da cidade por LED, visando economia e segurança.
As lâmpadas de LED são muito mais eficientes porque produzem a mesma quantidade de luz (lúmem) com bem menos energia que as lâmpadas tradicionais. Além disso, a geração de calor durante esse processo é quase nula, ajudando bastante na economia de energia. Para ter uma ideia, enquanto uma lâmpada incandescente gasta em torno de 60W para produzir uma quantia X de lúmem, um conjunto de LED precisa de somente 20W.
Tempo de duração maior
Mesmo que o investimento inicial seja alto, os benefícios no uso das lâmpadas de LED se pagam ao longo do tempo. Uma lâmpada de LED pode chegar a mais de 50.000 horas de vida útil. Isso é muito? É sim!
Veja abaixo alguns exemplos do tempo de vida útil de outros tipos de lâmpadas:
- Incandescente = 1.000 horas
- Fluorescente Compacta = 6.000 horas
- Fluorescente Tubular = 7.000 horas
- Halógena = 3.000 horas
Isso significa que, em questão de durabilidade, uma lâmpada LED equivale a 50 lâmpadas incandescentes, ou 8 lâmpadas compactas fluorescentes, ou 16 lâmpadas halógenas. Em suma, com durabilidade de cerca de cinco anos, a LED ganha da fluorescente, que dura bem menos tempo.
Exposição e descarte
Outra vantagem da iluminação LED é que ela não emite radiação IV/UV, o que evita danos à pele, plantas e também objetos ou produtos expostos a ela. O LED também não tem em sua composição metais pesados como chumbo e mercúrio (caso da fluorescente) e não há necessidade de um descarte especial.
Já utiliza lâmpadas LED ou está pensando em trocar as fluorescentes? Compartilhe nos comentários!