Foto: Conheça os cuidados necessários do condicionador de ar

Categorias: Administração do Lar,

Conheça os cuidados necessários do condicionador de ar

Postado por • 01 dezembro 2015

Um aparelho condicionador de ar promove uma circulação de ar melhor e climatiza os ambientes em todas as épocas do ano. Assim, impede que microrganismos se desenvolvam e que a poeira acumule. E claro, proporciona um clima agradável! O problema é que sem os cuidados adequados, o aparelho pode justamente provocar o contrário e agravar e prejudicar a saúde dos usuários.

Por isso, explicaremos a importância de cuidar do ar condicionado, de fazer manutenção preventiva e os benefícios desses cuidados para a saúde e para o bolso.

Por que cuidar do aparelho de ar condicionado?
O condicionador de ar não é um eletrodoméstico qualquer e por isso requer um cuidado especial. É simples: quanto maior o uso diário do aparelho, maior deve ser a atenção com ele. Enquanto está funcionando, o ar condicionado junta bastante poeira do ambiente dentro dele e se não há limpeza regular, essa sujeira pode causar uma série de problemas para a saúde.

02

Quem circula no ambiente com o aparelho sujo pode ter problemas como enxaquecas, alergias e irritações nas mucosas. A falta de limpeza nos filtros e dutos de ar é propícia para o desenvolvimento de fungos, bactérias e leveduras que podem levar as pessoas a contraírem doenças respiratórias, infecciosas ou alérgicas.

Esse processo de formação de sujeira dentro do aparelho é normal e por isso é tão importante limpá-lo. Depois de muito tempo sem manutenção, a sujeira acaba se acumulando e entupindo alguns tubos do aparelho, o que pode produzir vazamento de água e diminuição da capacidade de refrigeração. Isso significa que a necessidade de limpeza correta e da manutenção vai além da preocupação com a saúde dos usuários, você pode até economizar dinheiro.

Isso porque o acúmulo de poeira força o motor a consumir mais energia elétrica para climatizar o ambiente, além de não resfriar direito. Outro motivo é o custo com os reparos operacionais, que podem custar muito mais que uma simples manutenção preventiva. Sem falar na redução do tempo de vida útil do equipamento, que pode chegar a 70%.


Benefícios da manutenção correta

  • Maior tempo de vida para o ar condicionado;
  • Prevenção de possíveis panes futuras;
  • Qualidade de vida para sua família ou funcionários;
  • Manutenção da capacidade de refrigeração;
  • Economia de energia.

Manutenção preventiva: economia e saúde
A manutenção preventiva é um tipo de limpeza realizada periodicamente em aparelhos de ar condicionado e previne futuros problemas, como vazamentos, quebra de peças e panes em geral. A limpeza pode ser feita por você, mas aí consiste apenas na limpeza dos filtros e deve ser feita no mínimo uma vez por mês. Já em casos de moradores que tenham algum tipo de alergia ou problema respiratório, o ideal é fazer quinzenalmente.

Quando a manutenção é realizada por um técnico, a limpeza é bem mais profunda. Parte externa (condensadora) e interna (evaporadora) são desmontadas para uma higienização completa dos tubos internos. É recomendado que o procedimento seja feito pelo menos uma vez ao ano.

Com todos esses cuidados, a qualidade do ar que sua família respira será preservada e o aparecimento de alergias e outras doenças serão evitadas. E mais que isso, você irá economizar na conta de energia elétrica e com reparos causados por mau uso.

 

Você costuma fazer a manutenção preventiva do seu condicionador de ar? Que tal limpar os filtros do seu ar condicionado hoje mesmo? Conte para a gente a sua experiência com esse aparelho!

Quer Receber nossas novidades?

ar