Foto: Dicas de decoração com espelhos

Categorias: Arquitetura e Decoração, Novidades,

Dicas de decoração com espelhos

Postado por • 21 dezembro 2015

Espelhos são práticos e essenciais para garantir luz e espaço nos ambientes. No entanto, a imensa variedade de estilos e tamanhos acabam tornando a tarefa, que parecia simples no início, bem mais complicada. Há opções para todos os gostos e bolsos, dos simples aos mais sofisticados, e que podem ser usados como peças coringa na decoração e trazer modernidade aos espaços, além de valorizar as peças do cômodo.

Utilidades do espelho na decoração

Um espelho pode tanto aumentar a sensação de amplitude de um ambiente, como esconder o que não precisa ser mostrado (uma viga ou coluna fora do lugar, por exemplo). Por causa disso, muita gente tem se aventurado na tarefa de decoração com espelhos, mas pode pecar pelo excesso e pelo posicionamento. Como os espelhos duplicam tudo, podem acabar tornando um ambiente com muitos objetos decorativos muito carregado.

Outra finalidade é ampliar o campo de visão do ambiente. Você certamente já experimentou uma refeição em uma cozinha em que tinha que olhar para a parede, enquanto um espelho retangular garantiria perspectivas diferentes. O erro mais comum que vemos por aí são modelos pequenos e solitários em paredes grandes e vazias. Nesse caso, uma composição seria bem-vinda. O uso de espelhos na decoração deve trazer a sensação de amplitude e dividir os espaços.

Abaixo, separamos dicas por cômodos, tamanho e formatos dos espelhos. A dica é moderação, já que espelhos em demasia ou fora do lugar podem trazer desconforto.

Decoração com espelhos para cada cômodo

04

  • Sala de jantar: um modelo de espelho que cubra uma das paredes por inteiro é ideal para alongar o espaço. Se não der para encostar o móvel no espelho, pendure o espelho apenas na parte superior da parede, acima da altura do móvel;
  • Quarto: por que não investir em peças grandes para aumentar a sensação de amplitude? Atrás da cama ou nos armários, sempre funciona. Apenas, lembre-se de não deixar espelhos virados de frente para a cama, já que isso acaba gerando desconforto na hora de dormir;
  • Banheiro: quanto maior, melhor. A bancada da pia precisa de um espelho e, se você seguir a tendência, vai utilizar a parede inteira. Isso deixa o ambiente moderno e maior. Se quiser investir em uma bela moldura, a largura deve ser proporcional a parede.

 

 

Formatos de espelho

05

  • Redondos: mais delicados, transmitem um ar de descontração e valorizam um ponto focal;
  • Quadrados: se você quer transmitir uma sensação de organização e formalidade, esses espelhos são ideais;
  • Retangulares: caso a intenção seja passar um ar de tranquilidade em ambientes pequenos, aposte nesse formato.
  • Irregulares: ideal para quem é mais descontraído e quer deixar seu ambiente assim também. Além disso, esse tipo de espelho pode dar movimento ao espaço.

Tamanhos diferentes de espelho

03

  • Pequenos: perfeitos para completar a decoração, sem ficar tanto em evidência;
  • Médios: ótimos para quem busca uma sensação de conforto;
  • Grandes: use para ampliar os ambientes pequenos. Para ganhar destaque, invista na moldura e na dimensão.

 

A dica final é utilizar a criatividade e o bom senso. Você pode combinar peças diferentes, caprichar na moldura ou em um detalhe bisotê (borda em baixo relevo). O que não pode é exagerar!

Você tem alguma dica de decoração com espelhos que gostaria de compartilhar? Comente!

Quer Receber nossas novidades?

ar