Foto: Grandes construções da História: Homenagem a arquitetos e engenheiros

Categorias: Arquitetura e Decoração,

Grandes construções da História: Homenagem a arquitetos e engenheiros

Postado por • 15 dezembro 2017

Essa semana traz duas datas especiais no mercado imobiliário. No dia 11 de dezembro, tivemos o Dia do Engenheiro e hoje (15 de dezembro) comemoramos o Dia do Arquiteto. Esses profissionais são os principais motivos para a construção de grandes projetos e obras imobiliárias e, por isso, merecem os parabéns. Para comemorar, apresentamos este post especial com uma seleção de grandes construções da História!

1 – Sagrada Família

Listamos as grandes construções da História: Família Sagrada

O Templo Expiatório da Sagrada Família é uma das construções mais longas da História, permanecendo inacabada até os dias atuais. O projeto iniciou em 1882, desenhado pelo arquiteto Antoni Gaudí, que assumiu em 1883, reformulando a ideia original que tinha estilo gótico.

A Sagrada Família é um grande templo católico na cidade de Barcelona, na Espanha. O projeto arquitetônico apresenta 18 torres, com homenagens a Jesus Cristo, Virgem Maria e aos evangelistas.

Ao todo, são três fachadas: Fachada da Natividade, Fachada da Glória e Facada da Paixão. Gaudí conseguiu entregar apenas a Natividade em vida, mas a Fachada da Paixão também se encontra finalizada.

2 – As pirâmides de Guizé

Listamos as grandes construções da História:Pirâmides de Guizé

As grandes pirâmides de Guizé são um sítio arqueológico próximo à cidade de Cairo, construídos no Egito Antigo. Formam a mais antiga das 7 Maravilhas originais e a única ainda existente. Foram construídas como tumbas para três faraós que nominam cada uma das pirâmides: Quéops, Quéfren e Miquerinos.

A construção foi feita com pedras de calcário, utilizando o trabalho escravo. Para evitar saques, os interiores foram projetados com várias armadilhas contra invasores. O que mais chama atenção é a perfeição da geometria da arquitetura, que foi baseada em cálculos matemáticos precisos.

3 – Stonehenge

Listamos as grandes construções da História: Stonehenge

O Stonehenge é uma das grandes construções da História, mas também um dos grandes mistérios do mundo. Trata-se de um círculo de pedras criado por volta de 3000 a.C., ainda na Pré-História, Período Neolítico. Há muitas dúvidas acerca dessa construção, embora algumas já tenham sido desvendadas.

Por muito tempo, questionou-se a origem dessas pedras e como elas haviam sido dispostas ali, devido ao grande peso de cada uma. Aponta-se hoje que as peças maiores percorreram uma distância de até 30 km e os blocos menores 400 km, com a ajuda de canoas e trenós.

A finalidade do Stonehenge, no entanto, até hoje desperta dúvidas. Alguns especialistas acreditam que foi criado para prever fenômenos celestes, enquanto outro sugerem que se tratava de um templo religioso. Outros estudiosos acreditam que foi utilizado para as duas funções em períodos diferentes.

4 – Coliseu

Listamos as grandes construções da História: Coliseu

O famoso Coliseu é um dos principais anfiteatros já construídos, resistindo por séculos. Sua construção foi finalizada no ano 80 d.C., começando no governo do Imperador Vespasiano e terminando com seu herdeiro e sucessor Tito.

Hoje encontra-se em estado parcial de ruínas, causado por terremotos e saques. Por isso, possui uma arquitetura abalada que inviabiliza a visita de muitas pessoas ao mesmo tempo.

São poucos os eventos que o Coliseu comporta atualmente, permitindo poucas centenas de pessoas no interior. É mais comum os eventos realizados no exterior, tendo-o apenas como cenário ao fundo. No seu auge do Império Romano, o anfiteatro costumava receber entre 50 e 80 mil pessoas.

5 – Ópera de Sydney

Listamos as grandes construções da História: Ópera de Sydney

Vamos finalizar a nossa lista de grandes construções da História com uma obra moderna. A Austrália tem uma das construções mais surpreendentes da atualidade. A Ópera de Sydney é um projeto arquitetônico com formato magnífico: seu telhado remete a um barco a velas.

A obra levou 16 anos para ser construída, abrigando 5 teatros, 5 estúdios de ensaio, 4 restaurantes, 6 bares e muitas lojas de souvenires. Cartão-postal da Austrália, não é para menos que se tornou Patrimônio Histórico da UNESCO.

Essa foi a nossa lista com algumas das construções mais célebres da História, cada uma com a sua característica e função específicas.

Aqui na Eko Construtora, a especialidade são os imóveis residenciais. Conheça os nossos empreendimentos e encontre o lar ideal para você e sua família!

Quer Receber nossas novidades?

ar