Foto: Imóveis residenciais e o planejamento para escolher um bom lar

Categorias: Empreendimento, Investimento, Mercado Imobiliário,

Imóveis residenciais e o planejamento para escolher um bom lar

Postado por • 01 março 2018

Um dos grandes passos na vida de uma pessoa é o momento de comprar seu primeiro imóvel. Diante da situação do país, é normal que esse momento demore anos, mas, quando ele chega, você deve ter seus planos bem definidos para investir com qualidade. Que tal descobrir como se planejar antes de comprar imóveis residenciais?

Separamos alguns passos que ajudam nessa missão de se organizar para conquistar o sonho dos imóveis residenciais.

1º passo: Orçamento

O primeiro detalhe na hora de começar a procurar o seu futuro lar é saber quanto você pode pagar. Existe uma série de financiamentos e outras facilidades para pagar o valor com mais calma, mas contar com uma boa entrada é essencial para reduzir juros e tarifas.

A compra à vista é a melhor opção, mas é muito difícil o orçamento permitir essa forma de pagamento. Estude quanto você consegue pagar de entrada e tenha planejado o valor das parcelas de forma que não comprometa sua renda. Fique atento também a imprevistos que possam afetar seu orçamento ao longo do financiamento.

2º passo: Procura por imóveis residenciais

Saber quanto você pode pagar pelo imóvel ajuda na hora de localizar um lar que se adéqua às suas necessidades e ao seu perfil. Na hora da procura, também é necessário ter um bom planejamento, pois há detalhes que podem fugir do seu propósito se você não tiver metas bem definidas.

Há dois parâmetros que se destacam na hora de fazer esse planejamento para imóveis residenciais: o tipo de propriedade e a localização. O tipo de imóvel segue o perfil do comprador. Cada pessoa tem seu gosto pessoal que tende para casa ou apartamento.

Os apartamentos possuem a vantagem de garantir maior segurança e contar com uma infraestrutura mais elaborada, de acordo com o condomínio. Já uma casa ajuda a ter maior sensação de liberdade, já que não há necessariamente regras de conduta, além do bom senso para com seus vizinhos.

Deve-se considerar ainda, baseando-se no tipo de imóvel, o tamanho da propriedade. De quantos quartos você precisa? O que é imprescindível ter na infraestrutura? O que te proporciona conforto satisfatório e quais diferenciais te agradam?

Referente à localização, esse é sempre um fator importante na escolha do imóvel e você com certeza deve tê-la como prioridade. É ela que dita uma série de coisas referentes à propriedade, tais como a qualidade da infraestrutura do bairro, a valorização do imóvel e até o estilo de vida que você terá ali.

No seu planejamento, leve em conta também quanto tempo pretende permanecer no imóvel. Caso haja planos de se mudar, você pode considerar o imóvel para locação no futuro ou vendê-lo baseado na valorização. Mas o ideal é encontrar o imóvel perfeito para permanecer por muito tempo.

3º passo: Confirmação da qualidade

Achou o imóvel dos seus sonhos? Não se esqueça de se certificar que é realmente o que você quer. Nas primeiras visitas, a tendência é idealizar demais e deixar alguns detalhes de lado.

É importante visitar o local em diferentes períodos do dia para ver como é a localização e a segurança da região, entre outros fatores. Certifique-se das boas condições do imóvel para não ter dor de cabeça com reformas e se as expectativas realmente serão atendidas.

Vale mais a pena investir em imóveis residenciais mais caros do que pagar barato e ter gastos constantes com reformas. Imóveis de primeira mão costumam ser os melhores em questão de qualidade.

4º passo: Contrato

Por fim, fique atento ao contrato, principalmente se houver financiamento. Você deve entender todas as cláusulas e ter noção do preço final que irá pagar. Se você não fizer os cálculos, pode ter uma surpresa nada boa no futuro e se arrepender. Estude os juros com cautela e tenha certeza de estar de acordo com o conteúdo da papelada.

Agora você já está pronto para investir em imóveis residenciais! Uma dica para conforto e qualidade são os apartamentos com varanda gourmet, um espaço multifuncional que se adapta a todos os perfis. Baixe o nosso e-book “O guia da varanda gourmet: Dicas para personalizar seu espaço” e descubra como a varanda gourmet pode se encaixar ao seu estilo de vida!

Quer Receber nossas novidades?

ar