Foto: Investidor imobiliário e o planejamento de aquisições

Categorias: Investimento, Mercado Imobiliário, Negócios,

Investidor imobiliário e o planejamento de aquisições

Postado por • 10 outubro 2017

Quando você decide se tornar um investidor imobiliário, é importante ter planos e estratégias de aquisições bem definidos. Seja o tipo de imóvel, o valor de investimento, a localização ou mesmo a infraestrutura e qualidade, tudo deve ser analisado e pensado com cuidado.

Os detalhes fazem a diferença de uma forma geral, tanto para cortar preocupações precoces com manutenção como para analisar a expectativa de rendimentos. Por isso, separamos uma lista com as principais informações a serem estudadas na hora de se tornar um investidor imobiliário.

1 – Orçamento disponível

A base do planejamento na hora de se tornar um investidor imobiliário é saber se você conseguirá cumprir com os compromissos do contrato. Para isso, é muito importante se planejar financeiramente e investir de acordo com o seu orçamento.

Procure estudar os valores de mercado e se prepare devidamente para começar o seu investimento, só partindo para a ação quando se sentir seguro. Isso é importante até para evitar juros e não se enrolar nas contas do seu orçamento mensal.

2 – Análise de risco

Todo investimento possui o seu risco e vários detalhes influenciam nesse fator, incluindo os itens a seguir. É importante saber quais são as possibilidades de sucesso com o imóvel desejado antes de realmente fazer a aquisição.

Ele tem grandes chances de demanda? Está bem localizado? Quem seria o público-alvo para o aluguel? Procure fazer as perguntas certas relacionadas aos riscos do negócio e você terá uma visão geral referente ao potencial do seu investimento.

3 – Tipos de imóvel

Existem vários tipos de imóveis e cada um deles tem as suas fatias no mercado. Podemos elencar três tipos principais: os residenciais, os comerciais e os de férias. Então, cada classificação irá se dividir em subtipos.

Para o primeiro, o público-alvo são as famílias que buscam um lugar para morar. Os imóveis residenciais podem ser casas, apartamentos, lofts, quitinetes etc.

Os imóveis comerciais são voltados para a ocupação de empresas, escritórios e outros negócios. Podem ser divididos em salas comerciais, andares corridos, depósitos, lojas, entre outros formatos.

Já os imóveis de férias são específicos para quem quer alugar um espaço para estadia durante suas viagens. Seguem uma classificação semelhante aos residenciais, como casas e apartamentos, incluindo também chalés, fazendas e sítios. Tecnicamente, também seguem uma linha comercial, mas voltada para o turismo.

O investidor imobiliário deve analisar qual o tipo e subtipo que mais se adéqua a seus interesses, levando em conta também a demanda de mercado.

4 – A escolha da localização

A localização é um ponto muito importante para se obter sucesso na locação do imóvel. Independente do tipo de imóvel, o público-alvo costuma se interessar por propriedades nos melhores pontos da cidade.

Principalmente no caso dos imóveis comerciais, conhecer a demanda é a melhor forma de determinar a melhor localização. Salas comerciais e lojas, por exemplo, são melhor posicionadas nas regiões centrais, enquanto depósitos podem ser mais interessantes próximos a fábricas e portos de transporte de materiais.

5 – Arquitetura e infraestrutura

A arquitetura e a infraestrutura fazem a diferença para um bom investidor imobiliário. É importante que os imóveis tenham um projeto de construção bem elaborado, pois isso evita problemas com reformas, por exemplo.

Os ambientes do imóvel precisam ser funcionais e com espaços adequados para comportar o público-alvo. Checar a ventilação e a mobília também são itens importantes na questão arquitetônica. Na infraestrutura, a qualidade do cabeamento de rede e itens como área de lazer ou salas de reunião devem ter destaque.

Agora que você já sabe como planejar um bom investimento imobiliário, que tal descobrir a importância em diversificar os tipos de imóveis na hora de investir?

Assine nossa Newsletter e receba mais conteúdos informativos como este!

Quer Receber nossas novidades?

ar