Foto: Manutenção do lar: Confira dicas de soluções práticas

Categorias: Administração do Lar,

Manutenção do lar: Confira dicas de soluções práticas

Postado por • 01 outubro 2017

A manutenção do lar é uma medida que se faz necessária periodicamente, de acordo com as condições e idade do imóvel. Algumas propriedades necessitam mais reparos que outras, tendo influência ainda do tipo de imóvel. Manter o lugar em ordem é de extrema importância para o conforto e também para a valorização de mercado.

Para uma boa manutenção do lar, é importante ter um imóvel de qualidade, mas também saber como manter os itens da casa em bom estado. Quanto mais velho for o imóvel, naturalmente mais problemas ele apresentará. Canos enferrujados, paredes sujas, vazamentos etc. Mas você está pronto para arcar com esses problemas?

Separamos algumas dicas de como agir quando as necessidades de manutenção do lar surgirem. Confira a seguir!

1 – Tenha um bom kit de ferramentas

Independente se for você, o zelador ou algum conhecido, a menos que o trabalho seja feito por um técnico, você vai precisar ter as ferramentas certas para realizar a manutenção do lar. Por isso, é interessante ter em sua casa um bom kit de ferramentas, de preferência o mais completo possível.

Chaves de fenda, por exemplo, possuem diferentes tamanhos e nem sempre ter apenas um deles será útil. Considere também manter um estoque de pregos, parafusos e porcas para não precisar sair às pressas para comprar bem no momento do caos.

2 – Mantenha a limpeza em ordem

Ao manter a organização e limpeza em dia, você evita ou retarda a necessidade de determinadas medidas de manutenção do lar, como a pintura de paredes e o desentupimento de privadas e ralos.

3 – Conheça a estrutura da casa

Saber onde ficam os canos, cabeamentos e fios da rede elétrica é muito importante, principalmente na hora de furar a parede para pendurar quadros ou fazer reformas. Conhecer a estrutura da sua casa evita danos desnecessários e a necessidade de consertos.

4 – Chame o técnico para defeitos sérios

É bem óbvio, mas se o problema for de natureza mais complexa, você deve evitar se aventurar a consertar por conta própria. Um profissional especializado saberá fazer a manutenção seguindo protocolos padrões de segurança, diminuindo os riscos.

Evite se arriscar com problemas elétricos e hidráulicos a menos que você realmente saiba o que está fazendo.

5 – Considere mudar para um novo imóvel

Em determinadas ocasiões, os problemas domésticos se tornam tão frequentes que já não vale mais a pena morar no imóvel. Então, você deve estar pronto para saber quando é a hora certa de se mudar. O ideal é estar preparado para fazê-lo antes mesmo que os defeitos se tornem constantes, para que o imóvel sofra desvalorização para a venda.

Ao buscar o seu novo lar, opte por empreendimentos recentes construídos por empreiteiras sérias e de renome no mercado. Imóveis de luxo costumam ser altamente confiáveis, pois o cuidado com a qualidade nas obras é sempre maior.  Sem as preocupações com manutenção do lar, sobra mais tempo até para aproveitar a variedade de lazer desses empreendimentos.

Veja a diferença entre comprar um apartamento novo ou usado no nosso infográfico. Baixe gratuitamente: “Comprar apartamento novo ou usado?”.

Quer Receber nossas novidades?

ar