Foto: Pintar a parede com cores vivas deixa o ambiente mais descontraído

Categorias: Administração do Lar, Arquitetura e Decoração, Arujá,

Pintar a parede com cores vivas deixa o ambiente mais descontraído

Postado por • 18 outubro 2017

18 de Outubro é Dia do Pintor e, para comemorar, hoje trazemos dicas para descontrair seu lar. Você já considerou sair do branco clássico e pintar a parede com cores vivas? Há várias formas de fazer isso com charme e classe.

Vale deixar todo o cômodo de uma cor, colorir apenas duas paredes ou apenas uma. Outra opção é fazer listras verticais – em tamanhos simétricos ou diferentes – que conferem um visual mais elegante para o ambiente.

Quando você opta por pintar apenas um lado, o destaque fica para uma área específica, ajudando na decoração. Isso porque chama a atenção para elementos mais próximos, o que te abre um leque de ideias para organizar a mobília de uma forma que favoreça esse canto.

É um efeito interessante para a sala, por exemplo, um dos lugares principais para receber as visitas. Mas que cor escolher? O que é válido e o que se deve evitar? E por que pintar a parede de cores vivas em vez de outros tons? Veja as nossas dicas a seguir!

Motivos para uma parede com cores vivas

As cores vivas ganham vários adeptos na hora da decoração do ambiente e de pintar as paredes. Enquanto os tons pastéis e clássicos são recomendados para uma casa sóbria, as cores vivas deixam o ambiente mais descontraído e alegre. Além disso, estimulam características marcantes, como a criatividade.

O que diferencia qual desses modelos você usará é basicamente o seu perfil e as suas intenções no ambiente. É claro que, para pintar uma parede com cores vivas, é importante que você esteja conectado com a proposta.

O ideal é que as paredes combinem com a tonalidade da decoração. Dessa forma, você evita contrastes grotescos ou esdrúxulos. No entanto, se você souber misturar os elementos de forma sábia, o contraste também é válido.

As cores vivas são interessantes para quebrar a monotonia do ambiente, principalmente onde há muito branco. A ideia de pintar uma única parede é suficiente para trazer mais vida para o cômodo.

Como escolher a cor certa

Com um leque variado de paletas, é natural ficar perdido na hora de escolher a cor da sua parede. Algumas pessoas têm uma ideia fixa, muitas vezes inspirada pela cor preferida, mas é importante alinhá-la com o restante da decoração.

Se você já possui os móveis e objetos que fazem parte do projeto, avalie o que combina com o cenário geral antes de qualquer coisa. O piso também pode ajudar a direcionar as suas intenções.

Pisos de madeira possuem várias tonalidades. Os mais claros favorecem cores frias, como tons de azul, enquanto a madeira escura combina bastante com tons ligados à natureza, como verde e amarelo.

Outra informação que facilitam encontrar o estilo ideal para pintar a parede é o significado de cada tom. O azul realça elegância e sofisticação e favorece objetos de decoração de cor prata ou dourado. O verde também traz elegância, mas combina mais com móveis beges e brancos. Amarelo é a representação máxima de alegria, trazendo jovialidade para o ambiente.

Se você quiser ousar mais, um grafite colorido dará um toque de modernidade ao seu lar, ajudando a variar e diversificar a decoração.

Por falar nisso, que tal se inspirar para deixar sua casa com um design de primeira qualidade? Saiba como planejamos os apartamentos decorados do Residencial Horizontes!

Quer Receber nossas novidades?

ar