Foto: Por onde começar a reforma de um apartamento?

Categorias: Administração do Lar, Arquitetura e Decoração,

Por onde começar a reforma de um apartamento?

Postado por • 06 novembro 2015

Quem já fez reforma ou conversou com alguém que já cumpriu essa missão, provavelmente sabe a dor de cabeça que isso pode causar. Profissionais que não aparecem, casa suja, poeira, problemas atrás de problemas. E não tem jeito, se você não terceirizar a reforma com uma empresa de confiança e fizer tudo por conta própria, prepare-se para enfrentar alguns desafios durante o processo. A maior dica é ter paciência!

Antes de começar, saiba que uma reforma precisa ser bem planejada e poderá enfrentar algumas mudanças ao longo do caminho. Esteja preparado para enfrentar esses imprevistos ao longo do tempo. Quando a reforma previr alterações de alvenaria, elétrica e hidráulica, saiba que é imprescindível à contratação de um arquiteto ou engenheiro que assuma a responsabilidade técnica pela obra.

Por onde começar a reforma do apartamento
Pensando no desafio que a reforma de um apartamento representa, separamos o passo a passo em ordem do que deve ser feito. Não adianta colocar o gesso, por exemplo, sem antes definir os pontos elétricos. Pronto para começar?

  1. Demolição
    Quebrar várias paredes para ganhar mais espaço é comum nesse momento. Saiba que essa fase faz bastante bagunça, gera lixo e muito pó. Por isso, contrate uma caçamba neste período para armazenar tudo o que for resto da demolição.
  1. Pontos elétricos
    Mapeie onde serão os pontos para tomadas, luminárias e saídas de internet e televisão. No caso de apartamentos peça um documento da distribuição padrão. Para quartos e salas, confira se existe uma tomada a cada 5 m de parede, valor mínimo recomendado pela NBR 5410/2004.
  1. Gesso
    Depois de definir os pontos de iluminação, o gesseiro já pode fazer a sanca. Saiba que o acabamento com gesso faz bastante sujeira e por isso deve ser realizado antes dos outros.
  1. Contrapiso
    Provavelmente seu apartamento foi entregue somente com o concreto da laje. É preciso deixá-lo nivelado por meio de um contrapiso. Contrate um pedreiro para isso.
  1. Revestimentos
    É chegado o momento de revestir paredes e pisos. Calcule a área do piso e paredes a serem revestidas e some 25% para orientação paralela do piso até a parede. Você não quer que falte piso e a obra seja interrompida por causa de rodapés e perdas durante a colocação, não é? Outra dica é guardar pelo menos uma caixa para uma eventual reposição de peças.
  1. Pintura e papéis de parede
    Hora de pintar! Dê preferência para tintas laváveis, que dão um acabamento melhor e são mais fáceis de limpar. A mesma dica do piso vale aqui: guarde um pouco da tinta para futuros retoques. O papel de parede precisa ser aplicado por profissionais, já que requer certa habilidade.
  1. Móveis e acessórios
    Finalmente chegou a hora de decorar. Escolha e posicione móveis, luminárias, cortinas, instale acessórios de hidráulica (como torneiras, chuveiros) e dê o toque final colocando seus objetos de decoração.

Ufa! Reformar um apartamento é um projeto que requer planejamento e muita paciência. Se você não está preparado para dedicar boa parte do seu dia a este projeto, que tal contratar uma empresa que faça isso por você? O Projeto Personalize foi criado pela EKO Construtora para oferecer a você a chance de receber seu apartamento do jeito que você quer e precisa. Da alteração de alvenaria às opções de acabamento de cada ambiente, imprimimos o seu estilo em cada detalhe.

Quer saber mais sobre o Projeto Personalize? Entre em contato com nossa equipe!

 

Quer Receber nossas novidades?

ar