Foto: Qual a diferença entre os condomínios de loteamentos e os fechados?

Categorias: Sem categoria,

Qual a diferença entre os condomínios de loteamentos e os fechados?

Postado por • 25 janeiro 2017

Escolher um local para viver não é uma tarefa simples para a maioria das pessoas. Especialmente quem está em busca de qualidade de vida e está começando a ampliar as suas opções. Nesse contexto, é fundamental saber a diferença entre os condomínios de loteamentos e os fechados.

As duas alternativas estão em franco crescimento no mercado imobiliário e, apesar de algumas similaridades, possuem aspectos completamente distintos. Quer aprender um pouco mais sobre esse tema? Então, leia o post que preparamos a seguir. Confira!

O que é um condomínio de loteamentos?

Os condomínios de loteamentos, também chamados somente de loteamentos, são empreendimentos residenciais nos quais os compradores possuem um terreno autônomo após a aquisição. As áreas comuns do espaço interno, por sua vez, continuam sendo públicas e estão sob administração da prefeitura local.

Caso os moradores queiram melhorias na região e obras complementares, como serviços de vigilância ou pavimentação, é ao poder público que eles precisam se dirigir. Vale lembrar que não é possível instalar cancelas ou controle de entrada e saída, visto que não é uma propriedade particular.

O que é um condomínio fechado?

Já os condomínios fechados possuem um perfil um pouco diferente. Nesses empreendimentos, o comprador se torna proprietário do terreno específico que adquiriu, mas também é parcialmente dono das áreas comuns e de uso coletivo, incluindo até as ruas do local, que são de responsabilidade de todos.

Uma vantagem é que a administração pode fazer melhorias ou alterações, mas é fundamental que qualquer mudança conte com a aprovação de todos os condôminos ou da maioria deles. Geralmente, esses itens vão para votação em assembleias gerais.

Assim, além do IPTU sobre sua área privativa, é preciso arcar mensalmente com os custos rateados da área comum. A responsabilidade ou o critério para a entrada e saída nesses espaços também é de responsabilidade dos moradores.

Qual a diferença do condomínio de loteamentos e fechado?

Como dissemos, a lei aborda de maneiras diferentes esses dois tipos de empreendimentos. Um condomínio de loteamentos está sujeito à abertura de novas vias, logradouros e ampliação ou prolongamento das ruas sob responsabilidade da prefeitura. Já o fechado dispõe de normas internas específicas somente em relação ao empreendimento.

Nos condomínios fechados, as áreas de lazer e de circulação são privadas, enquanto no condomínio de loteamento apenas o terreno é considerado particular.

Os condomínios fechados também envolvem uma taxa mensal para a manutenção dos espaços.

Como escolher o condomínio de loteamento e o fechado?

Em um condomínio de loteamento, os olhos de um comprador devem se voltar para o potencial de crescimento do empreendimento e para a estrutura da área adjacente. Como não há a possibilidade de fazer alterações por conta própria, é fundamental perceber se a prefeitura atende o local com serviços básicos e se já fez ou tem planos de pavimentar as vias.

Já para o condomínio fechado, as áreas de lazer e normas propostas em assembleia devem ser fatores prioritários.

Além disso, olhos atentos para a existência de piscinas, quadras, academias, playgrounds e outros itens de sua preferência.

Gostou do nosso post sobre a diferença entre os condomínios de loteamentos e os fechados?

Dúvidas? Deixe nos comentários que te ajudamos!

Quer Receber nossas novidades?

ar