Foto: Qual a importância de diversificar investimentos?

Categorias: Investimento,

Qual a importância de diversificar investimentos?

Postado por • 28 dezembro 2016

Quando se fala em rentabilidade do capital, os investimentos aparecem no topo da lista de ideias para quem deseja realmente efetivar uma solução de alcance relevante. Se você tem um planejamento financeiro organizado, e uma quantia reservada dentro de seu orçamento para economias, por que não aplicá-la?

Se movidos de forma bem-pensada e hábil, os investimentos farão com que seu dinheiro se valorize bastante com o passar do tempo. No entanto, investir é algo que precisa ser bem planejado. Caso contrário, o investidor pode perder total ou parcialmente aquele montante.

A diversificação da carteira, então, se torna uma ótima opção para quem deseja investir. Você sabe por que deveria fazer isso? Continue lendo este texto para saber mais vantagens de ter uma carteira de investimentos diversificada!

Otimize as suas aplicações

Esta é a principal razão para diversificar investimentos. O mercado de ações, por mais estudado e analisado que seja, entrega diferentes riscos para quem aposta nele. Ao investir em vários ativos dentro de uma carteira, as chances de ser atingido por algum daqueles perigos diminui consideravelmente. Ao mesmo tempo, aumentam-se as chances de colher os benefícios de outras áreas e ações envolvidas.

Se pegarmos como exemplo uma carteira completamente baseada em investimentos com a renda fixa, apesar de ter baixíssimo risco, os índices de rentabilidade não serão tão bons quanto os de quem investe em alguns ativos diferentes.

É aquela velha história de “não coloque todos os ovos em uma única cesta”. Quem entra no mundo dos negócios quer sempre melhorar sua vida financeira. Neste sentido, a otimização da carteira é essencial.

Minimize os riscos

Um dos maiores medos de quem aplica suas economias é ver este dinheiro desaparecendo graças a quedas bruscas e desvalorização de ações.

A diversificação da carteira de investimentos se mostra como ótima solução para amenizar os perigos de perder dinheiro. Isso porque, caso sua carteira não aposte em apenas um tipo de aplicação, ela te dará uma segurança extra.

Se uma das opções não for muito bem, outra poderá cobrir aquele déficit. Desse modo, os riscos envolvidos na transação são consideravelmente menores.

Aumente as chances de ter um maior retorno

No mundo dos investimentos, nem todas as suas iniciativas oferecem igual peso. Por isso, é preciso levar em conta o tripé das aplicações para escolher qual é a melhor: a rentabilidade, a liquidez e a segurança.

É muito conveniente saber que não será viável encontrar um investimento que se encaixe perfeitamente em todas as suas expectativas. Por exemplo: as ações da Bolsa de Valores são altamente rentáveis, mas seu risco é muito maior se comparado ao da poupança — que é um investimento com boa liquidez, mas rentabilidade baixa.

Assim, investir parte do seu dinheiro em ativos que tenham boa rentabilidade pode te trazer um retorno muito grande. Porém, para fazer isso de forma efetiva, é preciso um pouco de estudo: analise bem o histórico da empresa em que deseja investir, além das tendências do mercado, a fim de saber qual é a melhor hora de aplicar e resgatar o seu dinheiro.

Produza uma renda estável

Se o investidor apostar em diferentes tipos de ativos dentro de sua carteira, haverá maior possibilidade de que consiga ter uma renda estável ao longo do tempo. E uma vez que ele poderá investir em ações em longo ou curto prazo, de baixa ou de alta rentabilidade e risco, haverá aquelas que trazem também uma boa liquidez.

Dessa forma, o investidor conseguirá ter uma renda extra mensalmente, caso se planeje de forma adequada.

Percebeu como diversificar investimentos em sua carteira é uma ótima postura? Então, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas de como melhorar sua vida financeira!

Quer Receber nossas novidades?

ar