Foto: Saiba como avaliar e controlar melhor seus gastos

Categorias: Finanças,

Saiba como avaliar e controlar melhor seus gastos

Postado por • 24 agosto 2015

Controlar nossos gastos é essencial para que possamos ter uma qualidade de vida considerável tanto no presente quanto no futuro; é saber aproveitar os prazeres da vida sem abrir mão de uma reserva para eventuais imprevistos futuros.

Um equilíbrio financeiro permitirá que você conheça suas despesas e também avalie o que de fato é necessário e o que é apenas um “capricho”.
O equilíbrio financeiro não acontece de um dia para o outro e também não é fácil mas dando um passo de cada vez, os resultados acontecem.
Para que os resultados apareçam, precisamos seguir algumas dicas:

Trace objetivos: Estabeleça prioridades, planeje cuidadosamente cada objetivo.
Seus objetivos podem ser diversos, como quitar seu imóvel, planejar uma viagem ao exterior, etc.
Para começar, trace objetivos simples e de curto prazo, para que você veja os resultados em um curto período e assim fique mais confiante para traçar objetivos maiores.

Seus sonhos de consumo estão diretamente ligados à educação financeira.

Conheça e controle seus gastos: Quem nunca teve a impressão de que o dinheiro desapareceu muito antes do fim do mês? A maioria de nós já passou por isso.

Para que esta situação não se repita mais, é necessário criar um controle de despesas claro e objetivo, assim você sabe exatamente como você está gastando seu dinheiro.
Anote cada despesa diária e também a forma de pagamento; também é muito importante que você agrupe as despesas em grupos, como alimentação, lazer, educação, etc. Assim você poderá ter uma ideia mais clara de onde seu dinheiro está sendo mais aplicado e se as prioridades estão corretas.
Estabelecer um valor fixo para cada categoria ajuda a não gastar em excesso com prioridades secundárias.

Caso você observe que suas despesas estão mais altas que sua receita, você pode aumentar sua receita, diminuir despesas e claro, aumentar sua receita em conjunto com a redução de despesas; sem dúvidas esta é a melhor opção.

Para que você tenha sucesso em seu controle de despesas, acompanhe seus gastos da forma mais minuciosa possível, só assim você irá identificar gastos excessivos em determinadas categorias e também gastos desnecessários, que podem facilmente ser evitados.
Os resultados deste controle será surpreendente.

Use seu dinheiro como seu aliado: Se suas receitas estão superiores as suas despesas, investir o dinheiro que sobra é uma ótima alternativa para quem deseja aumentar sua receita.
Existem diversos planos de investimento e bem rentáveis, consulte o gerente de seu banco e com certeza ele terá ótimas oportunidades de investimento, como poupança, ações, etc.

Dívidas: As dívidas nem sempre são ruins; para muitos a única forma de adquirir um imóvel ou outro bem é fazendo um financiamento.
Sendo assim, é importante sempre verificar as taxas de juros, valores finais para ver se o mesmo cabe dentro do próprio orçamento, fazendo desta forma, a “dívida” se torna um aliado e não um problema.

Planeje sua aposentadoria: A aposentadoria não é só para os idosos que trabalham por anos e anos; a aposentadoria pode significar um plano de ação para que com muita disciplina e controle financeiro, seja conquistada uma renda para desfrutar de viagens, tempo livre com a família, etc.

Para que isso seja possível, é necessário encontrar o balanço entre o equilíbrio da qualidade de vida no presente e no futuro.
Só poupar não basta, também é necessário saber investir; existem investimentos para diversos perfis e os planos de previdência privada são uma ótima escolha, que também oferece benefícios fiscais.

Não perca os seus bens: É comum termos o pensamento que determinadas coisas não acontecerão conosco, mas nos esquecemos que somos os “outros” “dos outros”.
Por isso é importante assegurar nossos bens mais valiosos, como imóveis, veículos e afins, garantindo assim no caso de uma possível eventualidade, uma apólice para recuperar os danos.

Gostou das nossas dicas para administrar melhor suas finanças?
Esperamos que sim e que possamos ajuda-los a construir um futuro e um presente melhor.

Quer Receber nossas novidades?

ar