Foto: Saiba Como Escolher o Tapete Certo!

Categorias: Arquitetura e Decoração,

Saiba Como Escolher o Tapete Certo!

Postado por • 24 agosto 2015

O tapete perfeito é a melhor forma de harmonizar um ambiente, oferecendo aconchego, conforto e charme, deixando cada cômodo com o toque final ideal. A primeira coisa a se fazer antes de pensar qual tapete você prefere é medir o espaço onde ele será colocado, considerando também a decoração do resto do lugar. Na dúvida sobre qual tapete seria a melhor escolha para você? Neste post você encontra todas as dicas que precisa para equilibrar perfeitamente seu tapete com o espaço escolhido!

Tamanho é tudo

Já falamos que medir é o primeiro passo importante, mas o segundo passo é entender a posição do tapete no espaço. Na sala de estar por exemplo, o ideal é colocar o tapete embaixo do sofá mas evitando os pés de trás. Na sala de jantar, é importante lembrar que o tapete precisa ser grande o suficiente para que, ao arrastar as cadeiras, os cantos não sejam danificados. Um tapete no corredor precisa ser longo, mas estreito o suficiente nos cantos para que o chão ainda seja visível.

A importância das formas

Quer dar um toque diferente ao ambiente? Tapetes redondos e ovais tem crescido em popularidade e são uma boa opção para quem quer outras opções além dos clássicos retangulares. Se você quer dar uma característica única a cada cômodo, use um tipo de tapete em cada! Por exemplo, um tapete retangular na sala de jantar, um redondo no quarto principal e um runner no corredor. O que é um runner? São tapetes especialmente feitos para ambientes estreitos e compridos, perfeitos para os corredores, mas também podem encaixar perfeitamente no banheiro ou na cozinha.

post07-10_02

Funcionalidade do Tapete

Um ponto importante a ser considerado ao escolher o tapete perfeito é: qual a funcionalidade do ambiente? Se você deseja escolher um tapete para decorar sua sala de jantar, evite tecidos pesados que possam dificultar a movimentação das cadeiras e pessoas. Contudo, se a decoração for para o quarto ou a sala de estar, é possível ousar um pouco mais na textura, já que a probabilidade de afetar o movimento no ambiente é muito menor.

post07-10_03

A Cor Ideal

Para escolher a cor ideal do tapete considere o resto da decoração, ou seja, se o cômodo for composto de cores vivas e coloridas uma cor neutra pode ajudar a suavizar o conjunto. Se você deseja mais cor, escolha alguma que já faça parte da paleta existente, para que o contraste final combine.

post07-10_04

Um tapete claro pode ajudar a dar uma sensação maior de espaço, mas é bom lembrar que cores claras também sujam mais rapidamente. Tapetes escuros são mais fáceis de limpar e também podem servir como ponto focal do espaço, mas se o ambiente escolhido já for cheio de cores escuras, ele pode acabar se perdendo. O mais importante quando for escolher o tapete perfeito é: deixe a sua personalidade e criatividade brilharem! Não tenha medo de arriscar e misturar estampas, cores e padrões. Lembrando que a medida e funcionalidade são os pontos de partida para a sua escolha, o resto fica a seu critério.

Quer mais insipração? Confira algumas idéias diferentes de tapetes abaixo e o nossos painéis de decoração no Pinterest:

post07-10_05

 

post07-10_06

 

post07-10_07

 

post07-10_08

 

post07-10_09

 

Quer Receber nossas novidades?

ar