Foto: Saiba como fazer um planejamento financeiro para começar a investir

Categorias: Investimento,

Saiba como fazer um planejamento financeiro para começar a investir

Postado por • 30 janeiro 2017

Você tem o desejo de começar a investir, mas ainda não está com as finanças em dia? Saiba que, com uma boa dose de disciplina e a adoção de boas práticas, é possível organizar as contas, sair do vermelho e mergulhar de vez no mundo dos investimentos. Portanto, o primeiro passo é aprender como fazer um planejamento financeiro!

Por isso, no post de hoje, ajudaremos você a se preparar adequadamente antes de realizar os seus investimentos. Confira!

Conheça a sua realidade financeira

Antes de adotar qualquer medida, é importante conhecer a sua realidade financeira. Muitas pessoas simplesmente ignoram o impacto dos gastos no orçamento ou negligenciam o controle das despesas menores.

Anotar todos os gastos e receitas durante um determinado período é um bom início para equilibrar as contas. A regra básica é não gastar mais do que se ganha, pois esse cenário é insuficiente para que se comece a investir.

Portanto, ponha no papel todas as despesas e analise os resultados. Pode ser que você se surpreenda pela quantia que é gasta em certas coisas consideradas banais. É o momento de saber quanto está sobrando ou ainda descobrir os ralos por onde escorrem seus ganhos.

Defina metas de poupança

Com os números em mãos, você deve definir uma meta em relação a quanto será poupado e trabalhar firme para cumpri-la. Uma boa dica é: assim que receber o dinheiro, separe a quantia que vai poupar, para só então começar a gastar.

Tome cuidado para não traçar metas exageradas. Conhecer o meio certo de como fazer um planejamento financeiro é também saber levar em conta as necessidades pessoais, que não podem ser deixadas totalmente de lado. Seja realista agora para não se sentir desestimulado mais à frente.

Compre com consciência e pesquise sempre

A lista de compras é uma grande aliada das pessoas que querem organizar as finanças. Afinal, planejando as compras com antecedência você será capaz de pesquisar os melhores preços e obter uma boa economia. As compras por impulso tendem a ser menores quando se define o valor e o destino dos gastos.

Elimine as dívidas

Um dos benefícios do planejamento financeiro é que você passa a reunir condições para se livrar das dívidas. Para entrar com o pé direito no mundo dos investimentos, é fundamental estar com as contas em dia.

Ao quitar suas dívidas, procure negociar sempre os melhores descontos. Uma possibilidade que pode valer à pena é a substituição dos juros mais altos (cartão de crédito e cheque especial, por exemplo), por modalidades que apresentam taxas mais acessíveis, como na contratação de um empréstimo para liquidar o crédito rotativo do cartão.

Tenha uma razão para investir

Um bom meio para encontrar motivação para investir é traçar metas e objetivos para o uso do dinheiro. Quem economiza sem nenhuma razão tende a sucumbir diante das dificuldades. Não há nada de errado em sonhar com uma casa na praia, a viagem dos sonhos ou uma aposentadoria tranquila. Pelo contrário: direcione seu planejamento financeiro para a realização de seus projetos de vida.

Além de saber como fazer um planejamento financeiro, é importante pesquisar desde já as opções para aplicar seu dinheiro. Diversificar sua carteira de investimentos, por exemplo, é uma boa estratégia para diluir o risco e ampliar suas possibilidades, por isso, vale a pena conferir o nosso post sobre o assunto!

Quer Receber nossas novidades?

ar