Foto: Tudo o que você precisa saber para escolher o melhor bairro para morar

Categorias: Sem categoria,

Tudo o que você precisa saber para escolher o melhor bairro para morar

Postado por • 24 fevereiro 2017

Escolher um bairro para morar é uma tarefa complexa e que envolve diversos fatores diferentes de acordo com o perfil dos moradores. Enquanto jovens casais, por exemplo, podem preferir áreas mais centrais, famílias já estabelecidas podem optar por regiões com uma maior vocação residencial.

No entanto, existem alguns itens que, invariavelmente, precisam ser observados para que não haja nenhum tipo de arrependimento e a mudança seja positiva para todos. Quer descobrir quais são eles? Então confira o nosso post de hoje!

Conheça a vizinhança

O primeiro passo para escolher o melhor bairro para morar é conversar abertamente com a sua futura vizinhança. Existem pessoas que devem morar há anos ou até décadas nessa região e, certamente, elas são as mais indicadas para trazer informações embasadas sobre as vantagens e desvantagens do local.

Até mesmo os porteiros e síndicos podem dar opiniões relevantes, que contribuirão para que você tenha uma decisão mais acertada. Além disso, com um bom papo você já começa a ver se está se sentindo à vontade e se a sua família terá boas chances de se encaixar no perfil dos moradores do local.

Avalie as vias de acesso

Outra atitude importante para escolher o melhor bairro para morar é verificar como são as vias de acesso até o lugar. Sabemos que os congestionamentos estão entre os problemas mais desagradáveis dos dias de hoje e que podem acabar com a sua qualidade de vida, especialmente nas grandes cidades.

Opte por regiões com ruas largas e avenidas com bom fluxo, que sejam bem atendidas pelo transporte público. Estações de metrô ou trem e uma boa quantidade de pontos de ônibus são fundamentais — mesmo que você prefira se deslocar com o seu automóvel.

Verifique a infraestrutura

Um bom bairro deve oferecer uma boa infraestrutura para seus habitantes. Antes de escolher uma propriedade e fazer uma proposta, veja como é o atendimento que a região possui nos serviços básicos, como fornecimento de água, energia, gás e telefone. Contar com cabeamento de internet também é imprescindível nos dias de hoje.

Verifique também a existência de estabelecimentos comerciais. Supermercados, farmácias, padarias, bares, restaurantes, lojas de rua e shoppings ajudam a facilitar o dia a dia de qualquer um. Para quem não abre mão da boa forma, academias de ginástica, parques e ciclovias também são fundamentais.

Pesquise sobre a segurança

Analisar esse aspecto, é essencial para comprar um imóvel adequado e escolher o melhor bairro para morar.

Você pode usar a internet e pesquisar sobre notícias relacionadas a crimes como assaltos e furtos na região. Analise também o IDH (índice de desenvolvimento humano) do local e veja se ele é elevado ou se deixa a desejar.

Isso é tudo o que você precisa saber para escolher o melhor bairro para morar! Gostou do conteúdo? Então assine a nossa newsletter e receba posts como este em primeira mão!

Quer Receber nossas novidades?

ar